quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Quaresma: Tempo de viver a cruz com felicidade

 

Jesus rezando A Paz de Cristo meus queridos amigos, como dito ontem, hoje vamor falar de Quaresma. O tempo Litúrgico onde a Igreja mais se dedica a conversão, ao perdão e principalmente a reflexão.

A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas, logo após o carnaval e termina no domingo de ramos. Na Quaresma a cor litúrgica é o roxo, simbolizando o luto e a penitência. Pedindo uma purificação espiritual em nós mesmos, pede-se o jejum e a doação, reforçando o sentimento de desapego as coisas materiais. Uma vez que sabemos que o realmente importa é o amor e e nossa vida com Deus.

Este tempo litúrgico é formado por 40 dias, o número 40 aliás é um número de grande presença na Bíblia. No caso, são os 40 dias desde o batismo de nosso Senhor até o início de sua vida pública. 40 dias no deserto rezando, jejuando e se preparando para tudo que estava por vir. Por isso é tão enfatizado o perdão, a doação e a penitência, isso nos torna humildes, lembrando que somos apenas humanos. E com essa humildade inspirada na de Jesus estaremos prontos para evangelizar.

Mas nem por isso, por ser um momento de reflexão e penitência que deve ser um momento triste. Jesus foi o homem que mais sofreu na história, e por nós! Mas mesmo assim diante de todo o sofrimento, amou.

Que assim também nós, nesta época de reflexão e aprofundamento interior, estejamos preparados para os sofrimentos que ainda teremos que passar, e uma vez preparados amemos uns aos outros assim como Deus em sua infinita bondade nos ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário