quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quinta-Feira Santa

 

Lava-Pés Meus queridos amigos, que alegria vir aqui falar deste dia tão importante na nossa caminhada Cristã. Pessoalmente, é uma das celebrações que mais me emociona. Tanto por sua beleza Litúrgica, quanto pelo momento na vida de Cristo no qual é baseada.

Neste dia Jesus participa da Santa Ceia junto a seus apóstolos. Uma passagem linda, onde Jesus mostra seu lado humilde ao lavar os pés de seus discípulos, veja, somente os escravos e servos que lavavam os pés de seus senhores. Ali o papel inverte-se, o Mestre se coloca no lugar de servo. Uma breve idéia do quanto Jesus se rebaixou basta ver onde ele lavou: Os pés.

Simão Pedro, inclusive, havia questionado e por fim pediu:

“Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.”

Ao que Jesus responde:

“Aquele  que tomou banho não tem necessidade de lavar-se está inteiramente puro. Ora vós estais puros, mas nem todos (referindo-se a Judas)”.

Jesus já havia os “lavado” durante sua vida com eles, já haviam tomado um banho de graça com a convivência com Jesus. Já tinham suas mãos limpas quando receberam o poder de expulsar demônios e curar todo mal e enfermidade (Mt 10. 1) e suas cabeças estavam purificadas com todas as boas novas que ouviram e todos exemplos que viram. Agora era hora de lavar os pés, porque a hora  de Jesus estava chegando (Jo 13. 1) e eles teriam de caminhar pregando, com a humildade daquele que os estava lavando.

Logo após Jesus foi para o Getsêmani onde pediu para seus apóstolos vigiarem enquanto Ele orava se preparando para o que estava por vir. Na volta os encontrou dormindo e alertou novamente para orar e vigiar para não cair em tentação, pois a carne é fraca. Mesmo assim, os apóstolos dormiram novamente.

Que nesta Quinta-Feira Santa, não esqueçamos destas lições tão importante que Jesus nos deixou: A humildade para com o próximo, que possamos enxergar no irmão ao lado o próprio Jesus lavando seus pés, Ele que se rebaixou a nós, pecadores, os mesmos que o mataram, nós com este exemplo  devemos  diminuir nosso orgulho e autoconfiança para que daí possa brotar o amor. E assim permanecer alertas e não “dormir” em horas difíceis como as que os apóstolos passaram, e que nós também passaremos. Orando e vigiando para uma melhor aproximação de Deus.

Não esqueçam, não é porque a semana é santa que nós não devemos ser. Como você está vivendo esse momento tão especial? Que Deus nos abençõe e que saiamos transformados para uma vida nova.

Até mais! Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário