domingo, 30 de maio de 2010

A Santíssima Trindade

 

“Quem me dera ao menos uma vez, entender como um Deus ao mesmo tempo é três.”   Índios – Legião Urbana

holy_trinity-1A Paz de Cristo amados irmãos! É com grande alegria que voltamos aqui para falar de algo tão especial e essencial para nós: A Santíssima Trindade. Falar de Santíssima Trindade é falar de Deus. Visto que Deus (Santíssimo) se faz em 3 pessoas (trindade). Apesar de ser simplesmente maravilhoso não deixa de ser confuso, principalmente para nós, meros humanos incapazes de compreender tamanha perfeição e sabedoria como a de Deus.

Por esse motivo que comecei este post com um trecho da música da Legião Urbana, Índios, mostrando como foi difícil para eles entenderem tal mistério na época da colonização. Isso foi a mais de 500 anos atrás e até hoje não entendemos, e desculpe-me amigo, sinto lhe informar mas você também não vai entender a Santíssima Trindade, por quê? Ora, porque falar de Santíssima Trindade é falar de Deus e nós nunca entenderemos inteiramente a Deus, seria como querer cavar um buraquinho na areia da praia e querer por o mar ali dentro, nós não somos capazes de compreender. O que é possível, e isso deve ser feito sempre.  Sinta esse Deus que em sua bondade infinita se faz em três para nos auxiliar e estar conosco em cada momento de nossa vida.

Pode até parecer difícil ao primeiro olhar fazê-la presente em nosso dia-a-dia, mas a Igreja Católica nos dá a graça de temor o Sinal da Cruz, o sinal de nossa fé, que nos identifica como Cristãos, Católicos e filhos de Deus. Uma oração simples, mas com grande significado.

Podemos ver também o Sinal da Cruz como um breve resumo da Santíssima Trindade em nossas vidas: O Pai, em seu infinito amor nos cuida e nos guarda, em seu trono lá em sua morada, onde depois de cumprirmos nossa missão aqui designada o encontraremos. O Filho, Jesus Cristo, o verbo encarnado, Deus que desceu até nós para nos ensinar, para lembrar o Deus de amor que tinha sido esquecido e assim nos salvar. Por fim, o Espírito Santo, o impulso em nossas vidas, o impulso dos apóstolos e é quem realmente deve estar presente em cada atitude nossa, está conosco, lado a lado.

Como é dito na Santa Missa, eis o mistério da Fé, é mistério, nunca entenderemos, mas, que saibamos sentir, adorar e contemplar esse Deus tão amoroso e acessível como Ele é a cada um de nós.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário